XIII EREBD Se/Co

O Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação – EREBD visa promover a integração entre estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, docentes e as universidades, e possibilitar a difusão do conhecimento, o compartilhamento de experiências e o intercâmbio social. Se realiza todo ano na terceira semana do mês de Novembro.

O EREBD é promovido pela Executiva Regional dos Estudantes de Biblioteconomia e Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação e realizado por uma Comissão Organizadora (CO) formada por alunos da escola-sede.

 O Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação – EREBD é um dos maiores encontros estudantis de Biblioteconomia e áreas afins. O primeiro encontro realizado nesse âmbito aconteceu em 1965, durante um Congresso Nacional de profissionais da área, no estado de São Paulo, frente às necessidades de organização do movimento estudantil de Biblioteconomia.

Mas, somente em 1972, sentiu-se a necessidade de reorganização dos estudantes através do Encontro Nacional de Biblioteconomia e Documentação – ENEBD, realizado em São Carlos – SP, bem como na criação da Executiva Nacional de Estudantes de Biblioteconomia, Documentação – ExNEBD. Após alguns anos, os representantes da ExNEBD, viram que existiam dificuldades que impediam que os ENEBDs, tivesse um público abrangente, reunido todos os estudantes de Norte a Sul, e que envolvesse temáticas afins aos currículos de suas escolas e estrutura adequadas as regiões brasileiras.

Então, para que a ExNEBD pudesse atuar mais próximo de todos os estudantes por ela representados foram criadas as Executivas Regionais – ExREBDs, que se dividem em Norte/Nordeste, Sudeste/Centro-Oeste e Sul, sendo que cada regional possui uma diretoria própria e seus encontros próprios, os EREBDs.

Deixe um comentário